O Desafio de Make Picture Perfect

É só abrir a aba Explorar do Instagram pra ver o desafio Picture Perfect pegando fogo. Essa nova tendência, que também está rolando como a hashtag #instaception, nos faz refletir sobre como enxergamos o mundo da beleza na era de mídias sociais. É hora de observarmos o conceito de foto perfeita.

Desvendei tudo sobre essa nova febre e venho contar tudo nos mínimos detalhes. Olha só:

A concepção do desafio nasceu com o maquiador australiano @dom.skii. Tudo começou como uma brincadeira pra mostrar como as nossas fotos do Instagram são apenas um recorte da nossa realidade. Mas o que o jovem não esperava é que ele lançasse uma tendência mundial.

Alguns dias depois a maquiadora @abbyrobertsartistry também quis recriar sua versão do desafio. Foi ela que iniciou a versão do recorte nos olhos, que se tornou a mais popular.

O desafio Picture Perfect ganhou mega popularidade quando o maquiador influencer @jamescharles decidiu criar seu look. James é a perfeita representação de como os looks glamourosos do Insta são apenas um pequeno aspecto das nossas vidas.

A hashtag começou a revelar o excelente trabalho de diversos artistas ao redor do mundo, que começaram a contar suas próprias experiências com o mundo da maquiagem.

Algumas pessoas como a @beautyinthe_shadows e a @chuaahh brincaram com makes artísticas pra mostrar que por dentro somos cheios de complicações, profundidades e particularidades. O glamour não mostra o que passamos todo dia para chegar até aquele clique.

E várias reflexões sobre nosso universo foram aparecendo conforme mais fotos eram postadas na hashtag. Por exemplo, a @beautybyelenax mostrou o quanto maquiadores mudam as cores dos olhos na hora da make. Pode ser apenas um truque pra foto, mas também pode revelar inseguranças sobre heranças genéticas.

@caitdoesmakeup_ até levantou uma questão mais sombria sobre o mundo da maquiagem. Quem trabalha com beleza é constantemente rotulado como fútil, vazio, burro e até mesmo como uma pessoa sem talentos.

É uma área que exige muita persistência, porque muitas pessoas ao nosso redor costumam diminuir nossos trabalhos.

A hashtag também mostra como não há motivos para se envergonhar de como somos sem make. Porque toda foto considerada perfeita nasceu a partir de uma tela “branca”.

E makes incríveis podem surgir de qualquer lugar, como as talentosas @stephanieabsher, @cakefacerj, @pikapikavy@glamby.val mostraram.

O desafio já desembarcou no Brasil com makes incríveis como essas da @jucastromaquiagem@sandygmsmakeup e @paamellamakeup

O que vocês acharam do desafio e de todas as reflexões que ele traz? Muitos de vocês pediram para que eu recriasse a minha versão, estou super a fim de tentar. Acho que vocês vão curtir, né? hehe