Guia com dicas para você aprender a esfumar sombra

Se tem uma reclamação que leio todo dia por aqui é a da dificuldade na hora de esfumar. Pensando nisso resolvi fazer um guia com dicas de pincéis, sombras e mini-tutorial. Vem comigo!

PINCÉIS

224 da MAC / E40 da Sigma / E35 da Sigma

>> 224 da MAC: meu favorito, cerdas macias e que esfumam com muita facilidade sem machucar a pálpebra.
>> E40 da Sigma: ele é bom também, mas meio gordinho pra quem tem olho pequeno.
>> E35 da Sigma: adoro esse pincel, ele esfuma com precisão. Ele é praticamente igual ao 224 da MAC, só é mais denso, ou seja, tem que ter mão leve. Mas acho excelente, se não tivesse o 224 tava feliz com esse!

#ficaadica: na hora de esfumar encoste o pincel com leveza na pele, sem forçar. Ai com movimento circulares (fazendo várias bolinhas) vá esfumando a sombra. Paciência é a palavra-chave (e um espelho daqueles que SUPER aumentam também).

SOMBRA

A sombra marrom de “passagem e cor” é a responsável por criar o degradê do esfumado. Com ela fica tudo muito mais fácil e bonito. Eu uso as quatro acima (parecem iguais mais não são). Elas se dividem em duas gamas:

MARROM CLARO

>> Kid da MAC: um bege “escurinho” com fundo rosado, ela dissolve super bem tons escuros e é curinga em qualquer make. Com cobertura Veluxe ela esfuma com facilidade. Meninas branquinhas: essa é a sombra de vocês!
>> Wedge da MAC: marrom clara opaca, bem básica. Ótima para meninas com pele amarelada e morena-clara.

Uso esses tons quando: quero apenas fazer a passagem de cor, sem deixar o côncavo marrom. Nesse caso eu desejo  apenas dissolver o tom escuro da pálpebra móvel para em seguida colorir com outra cor. Preto, cinza, vinho, roxo…

MARROM MÉDIO

>> Cork da MAC (já falei dela aqui): minha favorita para passagem de cor. Ela é um marrom amarelado que funciona com perfeição na minha pele. Ela dissolve qualquer base e deixa o côncavo super bonito e definido. Possui cobertura Satin, que eu acho bem mais fácil de esfumar que a mate. AMO e indico para todas os tons de pele.
>> Blondie da NARS: Ela é menos amarelada que a Cork e mais pigmentada, uso quando quero um côncavo mais marcado. Textura incrível como tudo da NARS, porém como é opaca acho mais difícil de esfumar que a Cork.

Uso essas sombras quando: quero que meu côncavo fique marrom mesmo, ou antes de fazer o olhão pretão. Como ensinei nesse tutorial aqui.

Kid / Wedge / Cork / Blondie

#ficadica: não aplique primer no côncavo, ele dificulta o esfumado. Aplique apenas pó facial, dessa forma o pincel desliza com mais facilidade na pálpebra, resultado: você esfuma com mais facilidade.

O TRUQUE

Começo com a base escura até o côncavo/dobrinha do olho.


Agora com o pincel próprio pego a sombra de passagem de cor e esfumo no côncavo para dissolver esse preto, criando um degradê no olho onde não dê pra perceber onde termina o preto e começa o marrom. Faça movimentos circulares de vai e vem.
*Pra esfumar bem eu vou pegando marrom uma, duas, três vezes… Esse processo é normal, ok?

Com o côncavo “pronto” agora vou pro canto externo. Encaixo o pincel no V deitado e faço movimento de bolinha de dentro pra fora. Sempre gosto de levantar a sobrancelha com os dedos da outra mão para fazer o esfumado nesse canto, acho que super facilita (que nem a gente faz quando vai aplicar rímel, sabe?).

Só cuidado para não ultrapassar a linha imaginária que liga o fim do olho e o fim da sobrancelha. E lembre-se de fazer sempre movimentos leves, sem forçar muito o pincel contra a pálpebra.

Olha como fica! Só com isso a maquiagem já vira outra:

Aí é só complementar o make como desejar. Lembrando que eu usei sombra preta para mostrar bem a transição desse esfumado (e porque é a passagem de cor mais difícil de todas). Mas claro que vale pra qualquer tipo de sombra, seja colorida, opaca, cintilante… O importante é criar esse efeito no côncavo com uma sombra marrom clara/média.

Bom, acho que é isso gente..Post giga! Espero ter ajudado quem tem dificuldade com o esfumado.

Qualquer outra dúvida deixe nos comentários!

Beijos e bom fim de semana ;)