Guia de Compras pela Loja Pinguim: Don Quijote

Voltamos com mais um post daquela série de dicas dos cantinhos e de onde podemos encontrar os nossos tão amados produtinhos de beleza pelo Japão. E hoje é a vez daquele que carinhosamente chamamos pelo diminutivo, o Donki (ドンキ).

O Don Quijote (ドンキホーテ Don Kihōte) , é uma rede de lojas de varejo, fundada no ano de 1980, com a sua primeira loja localizada em Tóquio. Hoje conta com filiais espalhadas por mais de 160 localidades dentro do Japão, e ainda possui lojas na Cingapura, Tailândia, Hong Kong e Havaí. 

Mascote da loja Don Quijote

Segundo o fundador e presidente, Takao Yasuda, “o varejo japonês se baseia no conceito de economia de tempo.  Queremos que nossos clientes passem mais tempo em nossas lojas ”.

Tendo isso em mente, o Donki é um daqueles lugares onde podemos encontrar de tudo, desde roupas, utensílios domésticos, alimentos, materiais esportivos, aparelhos eletrônicos, acessórios para veículos, e até mesmo, brinquedos, fantasias, entre muitas outras coisas.

Fachada da loja em Tokyo / Akihabara
Fachada da primeira loja Don Quijote no Japão – Tokyo-to / Fuchū-shi

Tenha a certeza, que mesmo que você vá comprar um simples sabonete facial, você sairá de lá com a compra do mês garantida e mais alguns mimos para toda a família!

As lojas são recheadas de produtos, que literalmente, vão do chão até o teto. E por mais que sejam lojas lotadas de produtos, é possível ver um certo tipo de organização. 

Fachada da loja em Nagoya-shi/Sakae

Por mais que sejam organizados, o Donki tem uma atmosfera única, que se difere muito das farmácias.

Um ponto bem positivo do Donki em relação às farmácias, é que algumas lojas dessa rede tem horários diferenciados, muitas com atendimento 24 horas. Um sonho, não é mesmo!?

Corredor de Cosméticos da loja de Nagoya-shi/Sakae
Corredor de Cosméticos da loja de Nagoya-shi/Sakae

Mas claro, tem alguns pontos negativos que talvez possam te incomodar. Todas as lojas possuem uma poluição visual e sonora absurda. O jingle promocional da loja é uma música que gruda na cabeça e chega a ser bem cansativa.

E pelos corredores algumas prateleiras possuem alto-falantes e/ou telas instaladas, que servem para fazer marketing de alguns produtos específicos. É aquela mistura de som e imagem, sabe!? 

Se isso te incomoda, coloque aquela playlist top, e vá ouvindo em seu fone de ouvido, que tá tudo resolvido! 

Corredor de Cosméticos da loja de Nagoya-shi/Sakae
Corredor de Cosméticos da loja de Nagoya-shi/Sakae

O segundo ponto, é o fato dos corredores serem bem apertados. E isso, aliado a grande movimentação de turistas e pessoas locais, é inevitável esbarrar em alguém ou no mínimo, ter que se encolher para passar com sacolas e cestas de compras sem incomodar todo mundo, sabe?

Mas uma palavrinha mágica pode te ajudar nessas horas! O bom e velho “com licença”, ou melhor, excuse me em inglês já será suficiente para que te deem passagem.

Alguns produtos com valor mais elevado ficam em armários com chave – aí é necessário chamar um funcionário que vai pegar o produto para você

Você pode usar essa mesma expressão no idioma japonês, falando Sumimasen ( a palavra é falada com o som de S. Escrita em hiragana すみません) . Pausa Para Feminices também é aula de japonês hehe.

No intuito de aproveitar todo o espaço possível, é muito fácil se perder em meio às prateleiras e corredores, que podem até parecer um labirinto. Se você for acompanhado, já marquem um ponto de encontro, pois é bem possível que vocês acabem se perdendo um do outro.

Esse é o protetor solar Anessa by Shiseido. Essa embalagem de papel está vazia, no caixa eles entregam a embalagem completa com o produto dentro. Isso é comum em farmácias também com os produtos de alto valor

Como já é comum aqui nos posts, lá vão algumas dicas para você arrasar nas comprinhas pelo Donki! São elas:

  1. Faça uma lista com os produtos de seu interesse, o foco é muito importante;
  2. Se for possível, já traga salvo nos seus arquivos alguma foto dos produtos mais desejados;
  3. Separe pelo menos umas 2 horas para se divertir olhando todos os corredores, você vai ficar admirado(a) em como o tempo voa;
  4. Se você é da turma da madrugada, aproveite e busque por uma filial que tem atendimento 24 horas, assim você otimiza o tempo;
  5. Não se esqueça do querido Google Tradutor;
  6. Tente não se estressar;

Essas dicas vão te ajudar muito, pense no quanto é bom estar preparado, não é mesmo!? Siga à risca, pelos menos três dessas dicas e já se considere expert em compras no Japão.

Bom, vou ficando por aqui com mais um post cheio de curiosidades!

E aí, ficou curioso(a) para conhecer uma dessas lojas!? Na sua cidade tem alguma loja parecida?

Deixe aqui nos comentários o que mais chamou a sua atenção nesse tipo de loja!

Beijos e até o próximo post!