Dicas de como manter a cor dos cabelos no verão

Estamos em pleno verão e é desesperador ver a saúde do nosso cabelo e bolso comprometida pelo sol, praia, piscina e calor, não é mesmo?

Mas fique calma, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a segurar a cor nos cabelos e economizar nas tintas.

  • Invista em produtos para cabelos coloridos

As linhas para madeixas coloridas possuem um pH específico e não retiram agressivamente o pigmento do cabelo. Dessa forma, você economiza mais com as colorações, mas acaba perdendo aquela super limpeza feita pelos shampoos comuns. Evite ao máximo shampoo anti-resíduo, ok?

  • Use shampoo só na raiz

Aplique quantidade moderada de shampoo e massageie suavemente apenas a raiz. Deixe que o produto que escorre pras pontas faça o trabalho todo. Evite friccionar e esfregar as pontas do cabelo, pois isso favorece a agressão física e desbotamento.

02

  • Use muito creme sem enxágue

Vai ter praia? Piscina? Lambuze o cabelo com creme sem enxágue e repasse a cada mergulho pois excesso do creme vai proteger do sal e cloro. É melhor um cabelo lambuzado do que detonado, hein? Você pode investir naqueles mais baratinhos de farmácia mesmo só pra quebrar um galho, mas fique de olho nos rótulos que são próprios pro verão e que contenham proteção UV.

  • Evite a água quente

As cutículas do cabelo tendem a abrir no calor, então água quente e banhos demorados colaboram para a perda de pigmentos nessas cutículas. A dica preciosa é que água fria dá aquele brilho sensacional e agride menos.

03

  • Tenha na bagagem um tonalizante ou matizador em creme

Tonalizantes são os melhores amigos das cabeleiras tingidas, pois a aplicação é rápida, fácil e no mercado nacional existem diversas opções de cremes e cores que repõe o pigmento, sem precisar de água oxigenada, e que são usados como condicionadores após o shampoo. Aqui no PPF já mostrei no ruivas acobreadas opções e também há marcas como a Haskell que pensam com carinho nas coloridas.

  • Cabelo saudável segura mais a tinta 

Se o seu cabelo está danificado, evite passar tinta em todo o comprimento a cada retoque. Alterne com tonalizante sem amônia nas pontas e invista em produtos repositores de massa capilar (máscaras com aminoácidos, proteínas, ceramidas, queratina, etc.). Quanto mais preenchido e saudável o fio, mais pigmento vai ficar ali fixado, entendeu?

04

  • Cuidado com a mão

É a dica mais boba mas que ajuda muito, pois não reparamos que na agressão que fazemos aos cabelos quando passamos a mão. Note que tocamos com frequência nas partes mais fragilizadas do cabelo (em cima, franja e pontas) e a cada toque retiramos a oleosidade natural do fio, levamos sujeira e também existe a agressão mecânica do toque. Controla essa mania de procurar pontas duplas e alisar as pontinhas que elas vão melhorando e isso interfere na fixação da cor.

  • A cor desbotada está horrível! O que fazer?

Não achou tonalizante pra te salvar? Tá numa emergência? Então tenta tonalizar com shampoo, água oxigenada e tinta!

Você vai precisar da exata cor do seu retoque, misturar com uma água oxigenada de 20 volumes (proporção 1:1) e com duas colheres de shampoo bem cheias (cabelos médios). Aplique essa mistura no cabelo molhado e deixe agir de 15 a 20 minutos. Enxágue e passe uma máscara condicionadora. Isso vai dar um up na cor até o próximo retoque convencional.

05

Anotaram todas as dicas?

Agora é só cuidar bem da alimentação, hidratar bem o corpo e deixar seu cabelo crescer lindo e forte pra uma próxima temporada de calor e férias!