Um texto que eu não gostaria de postar…

Ao longo de quase 9 anos de blog eu sempre me mantive muito discreta com relação as minhas escolhas, pessoa e vida intima. Porém depois que uma linha com meu nome, a linha Bruna Tavares, foi lançada foi inevitável me expor mais, e em consequência disso nos últimos meses fui envolvida em algumas polêmicas. Algumas de vocês acompanharam, outras não.

Hoje estou infelizmente aqui escrevendo esse texto que, sem dúvida, é o pior que já escrevi na minha carreira de jornalista, apenas pra dar a minha versão dos fatos pela última vez para as minhas leitoras e leitores que me acompanham, e que talvez recebam essas polêmicas sem entender nada…Estou aqui por vocês, nesse local que é o mais sagrado pra mim, nesse local onde tudo começou sem NENHUMA INTENÇÃO, mas com muito coração e dedicação. E é nesse espaço que vou deixar registrado tudo, timtim por timtim, tudo isso em respeito a vocês, meu público que me acompanha e que merece esse posicionamento oficial meu.

Sempre busquei me explicar através do Instagram em resposta ou mesmo stories, mas muitas pessoas distorcem pequenos pedaços do que posto e geram mais polêmica em cima, infelizmente vivemos na era de Black Mirror.

Vou começar sem expor nomes usando um texto de uma pessoa postado em um grupo fechado do Facebook, mas um grupo com mais de 70 mil pessoas, fechado porém ultra popular. Por isso naturalmente através de prints esse texto chegou até mim. E como o texto FALA única e exclusivamente da minha pessoa, creio que eu tenho direito de usá-lo para conduzir meus argumentos. Isso porque o texto me acusa e afirma coisas sobre mim, coisas que afinal só eu vivi e que a pessoa que escreveu viu apenas de longe, como uma mera espectadora. Mas vou usar o texto dela e pra ir me explicando, afinal foi esse texto que me trouxe até aqui. Faço isso numa boa, não quero mais polêmicas, não quero expor ninguém, não quero briga, mas preciso ter um espaço MEU para definitivamente explicar o que foi ou não dito, o que aconteceu e o que não aconteceu.

  • O texto postado sobre mim foi esse:

[tour da marca embuste] [bruna tavares] – texto da ”Luana” – nome fictício.

Prevejo tretas neste post, porém vou postar mesmo assim.
Continuando a nossa tour da marca embuste, agora eu vos trago Bruna Tavares e todas as linhas relacionadas a ela (pausa para feminices, Bruna Tavares e Sereismo).

Vou começar a treta pela coisa que me deu um ranço muito grande e foi um fator importante pra deixar de seguir a Bruna nas redes sociais e também me recusar fortemente a dar qualquer real que seja pra ela: a tour da sacolinha do Mario.
Pra quem não sabe, o Mario Dedivanovic, maquiador lindo e cheiroso da Kim K, veio dar uma das suas Masterclass aqui no nosso país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. Essas Masterclass são conhecidas pelas Bags recheadas de produtinhos tops que o mesmo ama!! É Glowkit na Anastasia, é pó da Laura Mercier, é riqueza, é emoção, é o sonho de princesa de qualquer maluco por maquiagem. Porém, para ter a sacolinha, você paga um valor a mais (justo né?! Afinal só falta vir ouro dentro), o mínimo que uma pessoa ia precisar desembolsar pra ganhar a bag era o valor de 600 DÓLARES, eu disse, DÓLARES!!! Podendo chegar até 900!!
Aí o povo ficou empolgado, pagou os dinheiro, saiu de Manaus, de Recife, do Céu e do Inferno pra ir ver esse homem ensinar os truques das makes das celebs de Hollywood e pegar a sacola premiada. Eis então o susto: na sacolinha tinha um ou outro full size da Mac, um monte de amostrinhas de marcas como Embryolisse, Bioderm, e The Balm e também, Miss Rose, delineador adesivo do Embustin Fernandez e uns batom topzera (das cores que ninguém compra) da Bruna. Aí o negócio pegou, as pessoas começaram a reclamar que o valor pago pra ter a sacola não condizia com os produtos que vieram dentro, os maquiadores tudo chateados, e lá vem o Augustin postar foto com a senhora Bruna no Instagram com os seguintes dizeres: CAUSAMOS MAIS QUE AS BAGS DO MARIO! E o que a Bruna respondeu ao comentário dele??? “BERROOOOOO”
Foi desrespeitoso?? Foi sim!!! Mas ela fez a vítima boa Samaritana que tirou tudo do bolso dela, porque ela era patrocinadora do evento e pipipi popopó. Teve gente que comprou o drama, mas eu não caio em contos facilmente, dei logo um lindo unfollow e vida que segue.

Dias depois, aqui no grupo bomba que ela vai lançar mais cores de base pra linha dela junto com a TBlogs. Não é de hoje que a gente assiste as manas negras arrasadas por não acharem a cor de base perfeita pra pele delas por aqui e neste dia a senhora Tavares resolveu dizer que os pigmentos pra base de pele negra são mais caros, que negro não compra base, que ela tava tentando fazer de tudo pra expandir as cores pelas CEGUIdoras dela.
As pretas daqui ficaram putíssimas com toda razão, porque não basta a pessoa dar um chute nas pernas dizendo que base pra negro não vende, ainda tem que pagar de defensora inclusiva dos oprimidos que vai salvá-los… BULLSHIT!!!!
Nessa mesma época ela entrou no grupo pra tentar se justificar e dar um “cala a boca” pra galera: a ideia era distribuir algumas bases pras meninas de pele negra testarem, mas quando as manas começaram a postar os reviews negativos ela se mandou (na verdade ela nem queria que o feedback fosse postado no grupo, era pra mandar só pra ela no privado). As bases acinzentaram, ou ficaram laranjas demais e estouraram no flash. Mas claro que isso é culpa de quem usa né mores?! Afinal todas as youtubers aprovaram a base, todo mundo ama, todo mundo acha mara, a melhor base do século (as duas últimas frases contém forte ironia).

Tour do plastic gloss: não prestou pra muita gente, na boca ficou craquelado, aí a bonita disse pra usar nos olhos ou como iluminador. Afinal, se não deu certo é porque você não sabe usar.

Tour da mana que teve alergia a base: neglicenciada total!! A cara da menina pipocou igual milho em óleo quente e o SAC e a Bruna tão o quê?! Isso mesmo: cagando e andando.

E a pior de todas: Bruna continua amiga de Augustin mesmo sabendo que ele é uma poc misógina e gordofóbica. Ela é MULHER e GORDA e continua amiga desse ser imprestável, mesmo dizendo que não concordava com as coisas que ele disse na época da Tour das bags do Mario e que iria se afastar.

Não tem como defender, gente, ou até tem, se você, assim como ela, acredita que a culpa é de quem não soube usar o produto dela ou a pele não se adaptou ao tom cinza/ laranja da base.

EDIT: “Heloisa” me mandou os prints com os e-mails da TBlogs e Bruna, pra provar pras que acham que isso tudo é calúnia e difamação enfiarem os argumentos de bosta no cu, que é o lugar de onde nunca deveriam ter saído. Como podem ver nas novas fotos anexadas, a garota entrou em contato com o SAC e com a Bruna pra tentar resolver, mas nem pegaram mais o produto, nem devolveram o dinheiro, nem voucher pra gastar no mesmo valor da base, nem se ofereceram pra custear o tratamento dela.

  • MINHA EXPLICAÇÃO

Primeiro de tudo, marca EMBUSTE? É necessário mesmo usar esse tipo de linguajar, se você está ”em casa” acho até normal, mas postando em um grupo de 70 mil pessoas é no mínimo desnecessário. Mas vamos nos ater aos fatos.

BAG DO MARIO

Foi nesse curso que as polêmicas ao meu redor começaram a surgir com força. Eu entrei no curso como patrocinadora, a Farmaervas forneceu 600 batons de graça para os administradores do curso em troca de uma divulgação do Mario, o famoso maquiador da Kim Kardashian (e que não tem nada a ver com essa treta, aliás ele é maravilhoso).

O que aconteceu foi exatamente isso que a ”Luana” explicou, as pessoas presentes pagaram por uma bag que deveria conter produtos mais caros e receberam uma bag que não condizia com o valor, dentre os produtos 2 batons meus, que não Luana, não eram das cores que ninguém compra como você maldosamente colocou, inclusive um deles era lançamento, e hoje um dos top 5 mais vendidos da marca. O batom Mayara.

Assim que cheguei no evento muita gente me reconheceu e veio tirar foto comigo, eu prontamente atendi quase todas, isso porque a administração veio 3 vezes pra cima de mim exigindo que eu sentasse, enfrentei eles de forma educada claro o quanto pude e pedi licença. No final, me reuni de novo com a turma e fizeram uma fila para tirar fotos comigo. Foi muito especial, conheci tanta gente bacana apaixonada por maquiagem, nem imaginava que seria reconhecida e sem dúvida foi um dos dias que mais senti carinho. Eu estava nas nuvens. Feliz mesmo, sabe?

Mas felicidade de Bruna dura pouco, né? Rsrs! Na hora de ir embora, eu, Agustin e Evelyn Conversani fomos pegar uma bag, a gente achou que ia ganhar (doce ilusão rsrs). Chegamos perto do local e vimos que estava rolando uma confusão, uma muvuca mesmo. Saímos de fininho e fomos embora, nessa altura do campeonato eu não sabia o que tinha nas bags e não imaginava a treta que viria na sequência, só vi as mulheres em cima das bags na ansiedade mesmo de ter, achei normal, a gente dá uma pirada com make, né? Quem nunca? Achávamos que era SÓ ISSO.

Bom, tirei uma foto com o Agustin e com a Eve postei ainda na saída do evento e fui pro hotel que tava meio longinho, e SP vocês sabem que loucura que é, né?  No caminho o Agustin comentou na foto o seguinte ”nossa foto causou mais que as bags”, várias pessoas já tinham comentado embaixo e eu só comentei ”BERRO”, uma zuera sobre a gente não ter conseguido uma bag pra gente, aliás nem conseguimos CHEGAR PERTO por conta da muvuca. E SÓ ISSO!

Um tempo depois, quando cheguei no hotel, tomei e banho e parei pra ler os comentários, vi o que estava acontecendo, entrei no perfil do Mario felizona pra ver se ele já tinha postado as bags e os produtos (imagina como eu tava feliz com a oportunidade dele marcar @linhabrunatavares). Coisa que ele sempre faz agradecendo as marcas que patrocinam sua bag (ex aqui: https://www.instagram.com/p/Bch4KcNhE6j/?taken-by=makeupbymario).

E gente, meu MUNDO CAIU. Vi pessoas comentando que SÓ TINHA LIXO NA BAG, fui do céu pro inferno em segundos. Fui pro Stories e expliquei que eu não estava GANHANDO NADA com as bags, pra ninguém achar que eu estava ”lucrando” com o valor das bags, expliquei que eu cedi os batons e que pra mim também tinha ficado ruim, afinal era pro meu batom ser algo legal dentro de uma bag incrível, e não estar junto com amostrinhas por exemplo… Realmente não foi legal. Todavia pedi pra que as pessoas lesadas fossem sim atrás dos seus direitos, mas que por favor, não falassem que só tinha LIXO na bag que isso era ofensivo pras marcas que estavam ali participando e que NÃO TINHAM CULPA NENHUMA DO BABADO. Inclusive marcas como a MAC e a Make Up For Ever, que não são lixo jamais…Enfim…

Muita gente me acusou de ter comentado o BERRO já sabendo do problema real das bags, só que porque eu tiraria SARRO de algo que me prejudicou também? Precisava apenas de um pouco de raciocínio lógico para compreender isso. Mas enfim, deletei a postagem mas prints no grupo de face já estavam rolando solto.

Nesse período troquei DMS com algumas meninas que participaram do curso e foram lesadas, uma delas inclusive me disse que NEM MEUS BATONS tinham ido na bag. Fiquei POSSESSA, e in off mandei pra ela meus batons, do meu bolso mesmo, nem avisei a Farmaervas (que é a marca viu gente? O que eu tenho é apenas um licenciamento com meu nome).

Resumo da obra, sai em defesa das participantes e de mim mesma…E em respeito a todas as pessoas lesadas no curso nunca mais me associei a nada dessa administração, nem eu nem minha marca.

Pelo que sei o reembolso das bags foi feito para as participantes, e as bags dadas ficaram como brinde apenas. A parte das participantes felizmente foi resolvida. A minha claramente não, o combinado que era a divulgação do Mario nunca rolou (e eu super entendo porque!) e eu ainda somei essa polêmica pra minha vida, que me resultou em dois dias internada com síndrome do pânico, que estava controlada até esse triste episódio que saiu em tudo que é canto, como vocês podem ver aqui no Estadão por exemplo.

Foi tenso, e ainda tem gente que populariza uma versão distorcida de algo que SÓ ME PREJUDICOU. EU JAMAIS tiraria sarro de uma situação dessa, primeiro porque SEMPRE AGI COM MUITO RESPEITO COM MINHAS COLEGAS DO MEIO DE BELEZA E SEGUNDO PORQUE ASSIM COMO OS PARTICIPANTES EU TAMBÉM FUI PREJUDICADA COM AS BAGS. Mas enfim, vamos pro segundo tópico.

BASE PELE NEGRA

Tudo começa com o meu discurso, queria saber quando eu falei isso? ”pagar de defensora inclusiva dos oprimidos que vai salvá-los… BULLSHIT!!!!”.

O que destaquei era que minha linha de bases, hoje com 16 cores, é uma linha grande sim se comparadas com muitas do mercado nacional lançadas até então, e eu tive que lutar dentro da empresa para conseguir mais tons e isso é apenas a realidade. Analisem comigo, a Tracta que é uma marca que tem pelo menos 50 anos a mais que a minha e vende 3 vezes mais no mínimo começou com apenas 6 tons de base sendo apenas 1 atendendo pele negra. Os investidores e DONOS da marca não viam na minha solicitação algo realmente necessário, então sim, eu tive que ”lutar” internamente por isso, e o meu erro foi levar essa ”luta” a público, porque muita gente viu isso com esse olhar sarrista.

Sempre coloco vocês a par dos bastidores, e nesse processo de desenvolvimento de bases descobri por exemplo que a ”MASSA” que faz a base é BEGE, portanto quanto mais escura a base mais pigmento ela tem, ou seja, a base 8 é QUATRO vezes mais cara em custo que a base 1. Mas isso é só uma curiosidade de mercado, que eu achei interessante passar pra vocês, porque foi através dessa informação que passei a entender porque algumas marcas negligenciam produção de base pra pele negra. E isso é fato, vocês não acham? E que ao meu ver está 100% errado, inclusive eu só aceitei fazer base em PPF quando a T.Blogs autorizou pra linha uma tabela razoável de cores, tabela essa que eu ainda acho que tem que duplicar, mas como sempre digo, a MARCA NÃO É MINHA, os investidores da Farma tem como ”case” a Tracta então tudo que eu for fazer a mais gera um trabalho intenso de convencimento. Mas é um trabalho meu, e que só estando comigo pra entender, é coisa pra caramba envolvida, vocês não fazem ideia e nem cabe aqui explicar o passo a passo, aliás depois de tanta polêmica daqui pra frente vou evitar MUITO falar de bastidores por medo de ser mal interpretada.

E com relação a venda, eu comentei uma vez no stories que as bases EXTREMAS, tanto as mais escuras como as mais claras VENDEM MENOS, e isso é uma questão matemática. Bases como a 4, 5 e 6 de tom médio (que atendem tanto pele branca como negra) são as que MAIS VENDEM disparado, por isso as marcas fazem muito essas tabelas que costumam não atender nem pele negra escura nem pele branca muito clara. E isso eu fui passando pra vocês pouco a pouco, e quem quisesse tirar algo de contexto tiraria…E veja bem, tiraram.

No meio da polêmica do Mario, que eu já estava naquela tensão me perguntaram:
”Bruna é verdade que você falou que base de pele negra vendem menos?” Na hora em vez de responder com todo esse contexto acima eu só disse ”sim, vende menos e também são mais caras pela quantidade de pigmento, mas mesmo assim estamos desenvolvendo mais cores porque é necessário e importante”.

Bom tiraram print, isso foi parar no mesmo grupo e o resto do papo vocês já sabem

Queria aproveitar o momento pra dizer que sim, EU SEI QUE MUITAS COISAS DEVEM SER FEITAS COM RELAÇÃO a diversidade de cores e conteúdo. Mas ignorar o fato de que eu me preocupo é cegar-se diante dos fatos. Eu fui a primeira (ou uma das primeiras) blogueiras a convidar colaboradoras negras pro blog: Cinthya Rachel, Thamires Rangel, Camila Nunes…
No perfil do @linhabrunatavares pedi pra Claudia (que trabalha na rede) contar quantas fotos em pele negra foram postadas SÓ NO ÚLTIMO MÊS. Ela contou 31, ou seja, uma média de pelo menos 1 por dia. Me contem qual marca NACIONAL posta em suas redes uma foto em pele negra POR DIA?
No meu primeiro ensaio da linha BT fiz questão de chamar a minha amiga Thamires pra fotografar comigo. E claro, a Thamires como é minha amiga faz mais fotos pra mim, pra gente, na amizade. Isso porque TUDO que eu faço de conteúdo para a @linhabrunatavares depende totalmente do conteúdo de vocês. EU NÃO TENHO NENHUM APOIO FINANCEIRO PARA CONTRATAR CONTEÚDO E MODELOS PARA FOTOS, a Farmaervas (que é A DONA DE TODAS AS MINHAS LINHAS) me ajuda apenas com envio de produtos, o resto é comigo. E tenho certeza que conforme a linha crescer a própria Farmaervas talvez tenha verba para a gente fazer mais coisas, mas por enquanto NÃO.

Alguma outra blogueira com linha na T.BLOGS dedica tanto conteúdo para seus produtos? NÃO, justamente porque a gente ganha por royalties, na prática financeiramente não vale a pena investir, além de afastar outros potenciais clientes de beleza é um valor pequeno que a gente ganha por venda. Mas eu invisto PORQUE ENCONTREI NAS MINHAS LINHAS A MINHA MAIOR PAIXÃO, e imagino que com o tempo eu possa quem sabe até me tornar SÓCIA da minha própria marca, mas por enquanto estou longe disso gente. Tenho um contrato que inclusive acaba em 3 anos e pode inclusive ser o fim da marca… É tudo contrato com a Farmaervas, nada É MEU INDEPENDENTE. Mas eu AGARREI ESSA OPORTUNIDADE ASSIM COMO AGARREI A PRIMEIRA OPORTUNIDADE QUANDO FIZ MEU PRIMEIRO BATOM – CONTO SOBRE ISSO AQUI, e por considerar FUNDAMENTAL essa inclusão SEMPRE tomei muito cuidado ao desenvolver cores e a apresentar elas. MAS NADA DEPENDE DE MIM, tudo depende dos investidores porque a grana de tudo que gira das minhas linhas é deles. SIMPLES ASSIM!
Tenho a sorte de ter uma marca que me OUVE MUITO, mas nada é simples. NADA! E muitas coisas eu banco mesmo, como por exemplo esse ensaio que contratei com o Renan (e que em breve vai aparecer no perfil do linha).

Coisa boa é conhecer gente talentosa e do bem neste caminho… Encontrei o @renanpissolatto! Conversa vai conversa vem falei pra ele de como queria mais um ensaio em pele negra e branca (que nem eu fiz com a @by_thamires quando a @linhabrunatavares lançou lembram?). Aí ele fez essa maravilha com as modelos deusas @elidianacarneiro e @giovannapoyane, ambas de #batomLeticia. Fotão digno de marca gringa, né? Tô emocionada, feliz e muito ansiosa pra ver mais fotos desse trio. Obrigada @renanpissolatto, sei que você vai ganhar o mundo com seu talento, mas não esquece de mim e da @linhabrunatavares não, tá? E um mega obrigada as modelos @elidianacarneiro e @giovannapoyane que toparam esse trabalho com a gente. Amo pra sempre ❤️ Vocês já fazem parte da história da @linhabrunatavares. Que venham mais lacres pra gente babar por aqui 😍

Uma publicação compartilhada por Bruna Tavares (@brutavaresppf) em

Tudo isso pra dizer que SIM, muita muita muita coisa tem que ser feita ainda. E EU SEI DISSO, estou atenta a isso e o que está dentro do meu campo de DECISÃO EU FAÇO SIM, com muito amor, orgulho e dignidade. E vou seguir com esse pensamento, que é super valorizado pela grande maioria do público que me segue. Mas salvadora eu não sou mesmo de ninguém, estou apenas de pouquinho em pouquinho tentando fazer minha parte dentro do mercado de beleza nacional. Podem ter certeza que meu empenho é real, e que pretendo melhorar cada vez mais nesse quesito.

E sim, eu sei que o que eu faço com relação a pele negra não é nenhum favor a ninguém, essa é uma OBRIGAÇÃO que EU e todo MERCADO temos que ter.

EU ENTRAR E SAIR DO GRUPO

Quando eu soube da polêmica que estava rolando no grupo, pedi pra entrar e entrei. Assim que entrei perguntei em um dos tópicos se algumas pessoas estavam interessadas em testar a base, que eu mandaria e elas ficariam a vontade para me ajudar com comentários, criticas etc. Uma das organizadoras do grupo fez o email e me mandou uma lista com 30 pessoas mais ou menos, cores de base que cada uma queria receber, endereço e outros dados básicos.

Enviei do meu bolso, comentei com a gerente de marketing da T.Blogs e ela foi 100% contra, mas eu falei que precisava ouvir os feedbacks, que esse contato direto com o cliente era importante pra mim. A T.blogs não me apoiou financeiramente nesse envio, portanto eu comprei e enviei as bases como cliente mesmo normal.

As pessoas começaram a receber as bases e a resenhar, teve de tudo, foi bem tranquilo ao meu ver. Inclusive eu ia em todos os tópicos e agradecia, mesmo quando a resenha não era positiva, mas no geral achei as resenhas com pontos negativos e positivos. Lembro até de ir em uma das resenhas pedir referências pra pessoa das cores que ela usava de outras marcas, porque achei o tom de pele dela bem interessante para novas cores. Enfim, tava rolando um papo bacana, sabe? Eu ficava toda hora olhando as notificações do grupo e participando até de outros tópicos de maquiagem, é divertido falar de make e eu tava curtindo, de verdade.

Só que aí muita gente provavelmente ainda não sabia que eu estava no grupo, e começaram os comentários agressivos, tipo esse que foi a gota d’água para eu sair do grupo:

Eu estava ali, de coração, dedicando tempo e dinheiro pra ainda ter que ler comentário ofensivo. QUE MARCA um dia se prontificou a fazer o que eu fiz? Me senti mal demais, sofri real.

E ainda tinha que acompanhar alguns tópicos falando mal de colegas e amigas blogueiras, lembro até de ler um comentário em um tópico que eu estava interagindo assim:

”Ai mas não é melhor tirar ela (eu Bruna!) do grupo? Porque a gente fala de várias amigas dela vai que ela vaze informação etc”. E eu estava ALI, e ela escreveu assim como se eu estivesse em outra dimensão…Como se elas não estivessem decidindo meu ”futuro” no grupo na minha frente.

Me senti humilhada real… Conversei com uma das administradoras do grupo e pedi pra ela me retirar do grupo, e pedi pra ela solicitar para as pessoas me enviarem os reviews da base por email, porque eu não poderia mais acompanhar o grupo.

Duas pessoas o fizeram, e foi muito legal ter recebido por email afinal eu não estava mais no grupo. Até tentei continuar mais um pouco, mas não estava fazendo bem pra mim, e não falo dos reviews, porque esses eu tô acostumada, falo da forma que muitas vezes eu era tratada como citei acima…

Mas a ”Luana” e muita gente do grupo pode ter ficado com essa impressão errada, mas a minha versão é essa. Simples, humana e real. Comprar pessoa com base? GENTE, que acusação é essa?

E sobre a base eu jamais disse que todo mundo ama como a ”Luana” enfatiza de forma irônica, inclusive eu falo isso nesse comentário acima que respondi. EU SEI QUE NEM TODO MUNDO AMA, lógico, mas dizer que só blogueiras pagas e amigas que falam bem é exagero. Basta dar uma simples navegada na #basePausaparaFeminices pra ver as postagem de MILHARES de consumidoras falando sobre a base, consumidoras de todos os tons e tipos de pele. Envio de imprensa são com 50, como vou impactar tantas resenhas assim? Não é mais simples enxergar o óbvio? Tem gente que ama tem gente acha ok e tem gente que não gosta. Como todos os produtos de maquiagem do mundo, especialmente base/produto de pele.

SOBRE O PLASTIC GLOSSY

Assim que lancei o bonito eu sabia que seria um produto controverso, afinal é um produto novo. LOGO NO MEU PRIMEIRO REVIEW – veja aqui já mostrei a possibilidade de usar como sombra e falei de pele também, está no meu canal gente. Não foi algo que inventei depois pra ”salvar” o produto, foi algo que eu DISSE DESDE O COMEÇO, no ato do lançamento. Assim como disse que ele resseca os lábios, que tem que hidratar muito, que pode craquelar, está tudo isso no meu vídeo resenha de lançamento. E inclusive no modo de usar da caixinha peço lábios hidratados e limpos.

O PLASTIC foi o maior lançamento da minha história, de cara foram 50 mil unidades vendidas, agora imagina se 50 mil pessoas estivessem detestado? Eu já teria que ter deletado meu Instagram! Seria mensagem todos os dias, eu sei porque já tive problema com um lote de batom (de mil unidade apenas), e esse lote me deu a MAIOR DOR DE CABEÇA DA VIDA. Era o DIA INTEIRO postagens no meu insta, eu chorava o dia todo lembro.

Já o plastic gente, tem muito feedback positivo, e claro que tem negativo também, mas tudo dentro do esperado. Convido vocês a lerem as mais de 3 mil postagens sobre Plastic no Instagram na #plasticglossy, a maioria de consumidoras porque digo e repito, pra blogueiras é uma lista pequena, impossível enviar pra milhares de pessoas, né?

O que eu mais recebo hoje é feedback de maquiadores profissionais amando, justamente pela múltipla função e alta fixação. Mas claro que também leio negativo, eu e a Clau (que trabalha no linha) sempre respondemos inclusive dando mais dicas de uso e em grande parte dos casos dá certo. Mas em outros não…Produto de maquiagem é controverso, como já falei nesse post aqui. Qualquer produto que existe tem reviews muito positivos e outros muito negativos, no site da SEPHORA gringa dá pra visualizar isso bem, tem produto super bombado com 1 estrela e só xingo e o mesmo com 5 estrelas e só elogios, faz parte…

E estou aqui sempre pra aprimorar, melhorar, ouvir, lançar novidades e tentar acrescentar algo nesse mercado que eu amo tanto, mas confesso, tem sido cada dia mais desgastante lançar produtos, porque sinto que hoje qualquer coisa que eu lance revela esse rebuliço, é desanimador… Dia a dia tento lidar com isso, mas confesso que algumas vezes penso em mudar totalmente de ramo e voltar a ser uma pessoa 100% anônima, isso ainda não está descartado da minha vida. O que me prende aqui é sem dúvida meu amor pela maquiagem e por levar autoestima pras pessoas, são os depoimentos de vocês que me fazem entender a importância do meu trabalho e o que me segura diante desses baques da vida ”pública” na internet…

A BASE QUE DEU ALERGIA

Sobre o caso da “Heloisa” (nome fictício) posso de antemão já dizer que ele não está comigo, porque essa parte não faz parte da minha alçada, como disse a marca é a T.Blogs. Mas enfim, ela deixou um comentário bastante brava (com razão nem posso julgar isso lógico) no @linhabrunatavares falando sobre a base que teve problema etc e que não estava recebendo resposta do SAC. Na hora pedi pra ela me mandar um email que eu iria encaminhar pra gerência porque SIM, eu não posso e nem tenho como me envolver no SAC.  Mas posso COBRAR ELES, né? E isso faço muito! A Marca é a tblogs e qualquer problema de fato é eles que tem que resolver, inclusive processo por exemplo.

Mas continuando, ela mandou email eu prontamente a respondi e encaminhei pra química da marca e pra gerente do SAC. Ambas responderam ela porque me colocaram em cópia então eu vi, e foi autorizado seguir um processo de troca. Nisso eu já não estava mais por dentro do assunto, inclusive estava viajando e nesse período é difícil ver todos os emails, e como já estava encaminhado fiquei tranquila. Provavelmente até me mantiveram em cópia, mas a própria T.blogs me tranquilizou dizendo que dali pra frente eles cuidavam…Até que descobri por conta dessa postagem que NÃO TINHA SIDO RESOLVIDO. Fervi, né?

Na hora mandei mensagens pra gerente que foi atrás do SAC pra descobrir que a empresa ainda aguarda o laudo da dermatologista e a nota fiscal do produto para resolverem o processo, o status atual é esse. A T.blogs está aguardando a “Heloisa” para resolver o caso. E cabe a mim apenas cobrar e esperar.

No passado, eu Bruna já teria resolvido, já perdi as contas das vezes em que, sem paciência para os trâmites da empresa, banquei do meu próprio bolso alguma solução, até que FUI PROIBIDA DE FAZER ISSO, justamente porque eu acabo com a logística da empresa. Tudo precisa ser padronizado e fazendo isso eu estava atrapalhando, por isso não me envolvo mais com SAC, mas claro, cobro, envio, encaminho. Mas posso afirmar desde já que acredito que a T.blogs resolva tudo sim, e eles estão no processo, mas se não resolverem eu me prontifico de alguma forma.

Esse pós venda eu sempre vou fazer, mesmo não sendo da minha alçada. Ou vocês acham por exemplo que a Gio Antonelli cuida do SAC dos esmaltes dela com a Colorama? Quem cuida de tudo é a Colorama. Porque ela tem um licenciamento com a marca, assim como eu tenho com a T.blogs, claro que eu não sou uma Gio Antonelli, né? Mas o exemplo foi só pra ficar claro a relação comercial entre eu e a marca, que é a mesma da relação da Gio e da Colorama, e de qualquer famosa/blogueira que licencia algum produto.

Falo isso porque muita gente confunde essa relação, e TUDO BEM, por isso eu faço o pós venda sem reclamar, mas também não posso aceitar esse tipo de coisa como ”bruna está cagando”, porque não é o caso, a minha parte eu fiz, agora é entre o SAC e a cliente, e o processo está caminhando, talvez mais lentamente do que deveria, mas caminhando e eu estou em cima, mas até então estava meio off mesmo do assunto, porque gente, é impossível abraçar o mundo... E se eu não delegar certas funções vou enlouquecer, e SAC é uma função que sou obrigada a delegar porque não faz parte do meu contrato com a t.blogs.

MAS QUERO DEIXAR BEM CLARO PRA TODO MUNDO AQUI. A ‘Heloisa” não tem CULPA de nada disso que está acontecendo, ela infelizmente foi envolvida no caso e está triste com todo o ocorrido. Acredito SIM que tudo que ela disse foi verdade e já pedi autorização do SAC para tratar do caso com ela como pessoa FÍSICA, pois ela foi envolvida nessa situação muito mais do que merecia e deveria. E espero que não a envolvam em mais nada.

AGUSTIN

Pra finalizar a parte mais pessoal dessa crítica… O Agustin na época das bags acabou respondendo de forma atravessada uma leitora (que inclusive é uma linda!). Ele foi cobrado por ela sobre algo bem no estresse da situação das bags (onde ele também era patrocinador e também estava chateado com toda a situação, inclusive com comentários ruins sobre seu produto que ele cedeu para o curso na maior das boas intenções).

No estresse ele deu uma resposta considerada ofensiva. Na época a gente estava conversando muito porque ambos estávamos sendo detonados nos grupos, ele ficou mal de verdade vocês não tem noção, e claro, pediu desculpas, se arrependeu…E vida que segue. Quem nunca errou? Quem nunca apontou o outro a fim de devolver uma critica? É uma fraqueza do ser humano…E eu não vou deixar de gostar de alguém porque ele errou, isso seria FALSO. O Agustin foi uma das PRIMEIRAS pessoas a me ajudar de graça na carreira, coisas de bastidores que vocês não fazem ideia, enquanto muita gente estava me ESNOBANDO, ele me mandava mensagem me elogiando, me passando contatos e me conectando com outras pessoas legais. TUDO ISSO DE GRAÇA, em uma época em que ele era maior do que eu na internet. ESSE TIPO DE GRATIDÃO é algo que eu não descarto. E nunca em nenhum momento como a “Luana” AFIRMA, eu disse que ia me afastar dele. NUNCA! Eu só disse que eu não tinha nada a ver com as coisas que ele tinha publicado/comentado, e só.

E sim ”Luana”, eu sou mulher e sou GORDA sim como você fez questão de pontuar em letras garrafais, e não acho o Agustin gordofóbico porque eu já conheci pessoas gordofóbicas e sei como é lidar com isso. VOCÊ SABE? Porque eu sei, e sei que ele nunca foi preconceituoso comigo, enquanto outros colegas de classe…

Eu sei muito bem quem merece minha amizade e quem não merece, e quem determina isso sou eu, se tem uma coisa que eu Bruna sou é leal e grata por quem me ajudou e ajuda no caminho. E o Agustin foi uma dessas pessoas, e nossa amizade JAMAIS deveria ter sido colocada em um tópico que deveria apenas se ater a minha ”marca”…

Enfim gente, me perdoem roubar o tempo de você com um texto tão enorme, mas eu precisava deixar isso registrado em algum lugar, e precisava ser aqui, no meu cantinho de 8 anos.

A ÚLTIMA POLÊMICA

Pra finalizar as explicações da polêmica finalizo com a última delas. Quando recebi esse texto foi através de prints enviados não só por uma, mas por 2 leitoras que preocupadas com o teor do mesmo me enviaram. E aí aconteceu o seguinte.

A ”Luana” criou e postou um tópico falando sobre mim e minhas linhas em um grupo de facebook com 70 MIL PESSOAS. Ou seja, em que momento ela realmente achava que não estava se expondo?

Na sequência comecei a receber prints sobre, claro. É impossível acreditar que em um grupo de maquiagem de 70 mil pessoas (mesmo que fechado) não existam seguidoras e amigas minhas por lá, e ela nesse mesmo tópico chega a especular (afirmando!) que tenho ”espiã” no grupo, sendo que são só leitoras variadas.

Pra vocês terem ideia de ontem pra hoje teve seguidora dizendo que foi me defender e tomou ban, seguidora dizendo que amava o grupo mas que hoje ele está muito tóxico e até seguidora advogada querendo ajudar. Enfim…

Nesse tópico que vocês leram no começo desse post ela não fala de um produto meu, ela não faz uma crítica ”ai seu batom craquelou, ai sua base não deu certo”, creio que ela nunca tenha usado nada meu inclusive.

O teor do textão que ela postou pra 70 mil pessoas lerem é de cunho muito calunioso com expressões de baixo calão. Dentre as várias coisas que ela coloca como verdade absoluta é me ”acusar” de GORDA (com letras garrafais), acusar minhas seguidoras de CEGAS, expor emails do SAC da tblogs (que muita gente ainda não entende que NÃO É MINHA MARCA, e sim um licenciamento assim como a linha Bruna Tavares).  E por ai vai, ela levanta fatos da minha trajetória com uma interpretação pessoal do assunto, além de me chamar de embuste (e minhas linhas…).

Estou habituada a ler críticas sobre produtos, o que é normal porque quando a gente lança algo muitas pessoas amam e outras não, faz parte. E jamais iria expor uma leitora que comenta algo negativo, tanto é que nesses 8 anos isso NUNCA ACONTECEU. Eu sou bastante coerente, quem me acompanha de verdade sabe. Inclusive no meu blog todos os dias eu respondo TODO MUNDO um a um (que blogueira faz isso?), e acabo inclusive fazendo muito pós venda, coisa que a Tblogs já me proibiu, mas eu não consigo deixar consumidora/leitora na mão, então faço mesmo e acabo me envolvendo em coisas que não são da minha responsabilidade de fato. Porém é impossível abraçar o mundo…

O que eu fiz, e que eu considero que SIM foi um erro meu porque fui impulsiva e emocionalmente frágil, é que assim que recebi o print fiz uma publicação no stories só com o comecinho desse texto (que contém meu nome completo e das minhas marcas além de embuste rs), a publicação inicialmente era APENAS pra duas amigas em um grupo de direct. Eu ia pedir uma ajuda sobre como lidar com o assunto e se deveria ou não postar isso no público a fim de me defender. Porque elas acompanham esse grupo faz tempo e queria uma opinião.

Muita gente pode não acreditar nisso mas é verdade. Na publicação eu escrevi o seguinte ”Parem por favor de me chamarem de embuste”. Em nenhum momento instiguei meu público a nada, nem expliquei da onde estava saindo aquele texto, ou seja, só quem fosse do grupo iria entender, e como sei que elas seguem tudo que eu posto sabia que ia chegar lá. DITO E FEITO, printado em 10 minutos de postagem, isso as 3 da manhã.

Quando eu vi que tinha ido no público, gelei. Mas pensei: ”ah, deixa assim”. Fui no quarto, liguei a luz e virei o celular pra começar a explicar pras pessoas o que era aquilo. Naquele momento me veio o bom senso (que costumo ter sempre… Mas dessa vez deixei a desejar sim e me arrependo e me culpo muito, porque se não fosse isso eu não estaria aqui agora tendo que lidar com esse problema, mas sou ser humano, tenho minhas fraquezas e não é fácil ler certas coisas, ainda mais sabendo que outras 70 mil pessoas também estariam lendo, todavia entendo que preciso melhorar muito e entender muito sobre o que é ser uma pessoa pública, e tenho consciência disso, e pode ter certeza que isso nunca vai mais acontecer, assim espero).

Enfim, veio o bom senso e eu NÃO FIZ OS STORIES e na hora deletei a postagem, vi que até então apenas 200 pessoas tinham visto. Fiquei tranquila, pensei assim ” ah, 3 da manhã ninguém viu isso”. Até parece, NÉ? Já tinham printado, colocado no tal grupo e eu já estava recebendo (mais ou menos uma hora depois de ter DELETADO) hate pesadíssimo no meu Insta. Do tipo ”procure ajuda psicológica” e comentários me chamando de louca pra baixo. Gente, realmente indicar tratamento psicológico pra alguém não é ofensivo, mas fazer isso de forma agressiva, é MUITO OFENSIVO!!  Qualquer pessoa percebe o quão ofensivo isso é para qualquer um, inclusive pra mim,  quem me conhece sabe que é algo sensível e muito, já que tenho e trato síndrome do pânico.

Mas enfim, basicamente não consigo entender como alguém tem coragem de postar um texto calunioso usando o seu perfil real em um grupo de 70 mil pessoas, e acha ruim eu postar no meu stories pra 200 pessoas. Não faz muito sentido! Mas entendo o meu erro. Só que a pessoa se expôs muito antes de mim pra milhares e milhares de pessoas, inclusive seguidoras que obviamente se ofenderam com ela as chamando de CEGAS.

E foi tudo isso que gerou esse enorme texto aqui. Sei que muita gente vai ler e compreender, outras tantas vão talvez continuar com o tal do ranço (virou moda falar isso agora, né? Posso dizer que tenho ranço do ranço…Porque tenho rsrs).

Me desculpem mais uma vez por usar esse espaço tão especial pra gente pra um assunto tão chato. Quero voltar a fazer conteúdo de maquiagem, beleza e autoestima, e tentar deixar pra trás esses episódios. Fiz esse texto para colocar um ponto final nesse assunto, e deixar as minhas verdadeiras seguidoras e seguidores cientes de todos os episódios. Vou continuar lidando com hate provavelmente, mas calúnia é coisa séria, adiei esse momento mas precisei enfrentá-lo de cabeça erguida como tudo que acontece na minha vida.

Conto com a compreensão de vocês que me acompanham e sabem da minha preocupação com meu público e com meus colegas de trabalho.

Finalizo aqui e espero NUNCA mais ter que tocar nesses assuntos!

Obrigada mais uma vez!

PAZ!

 

 

Makes da Selena Gomez com batons PPF

Sou superfã da Selena Gomez, acho ela linda, talentosa e arrasa muito nas makes. Por isso, selecionei sete maquiagens bafônicas da cantora em que ela usou batons bem parecidos com os da minha coleção. Afinal, dá pra gente ser diva sem gastar fortunas, né? Vem comigo!

GAIA

Na sua primeira aparição pública com o cabelo loirissímo, Sel apostou num batom rosinha bem cor de boca. Achei o Gaia um dupe ótimo, pois ele tem esse tom de boca saudável, sabe? Amo!

URSULA

O Ursula é um dos meus batons mais antigos e mais amados. Um vinho bem escuro, de fundo levemente quente, inspirado na cor da pétala seca da rosa vermelha. Nessa make, ela combinou com um olho esfumado preto dramático, achei ousada!

JASMINE

Ela AMA batons nudes de fundo caramelo, bem doce de leite mesmo, assim como o batom Jasmine (esse é o em bala). O gloss transparente por cima e um esfumado clássico marrom e preto completaram a produção.

DUFFY

O Duffy é um dos meus nudes mais queridinhos, ele tem aquele tom amarronzado quente que completa tanto uma make dia a dia quanto um olhão esfumado. Pra copiar a make da cantora, é só apostar num lip balm ou gloss transparente pra dar esse efeito cremoso.

PAOLA

O batom Paola tem esse tom de vinho opaco bem fechado igual ao usado por ela nesta make. Combinado com um esfumado agatiado e máscara de cílios, não precisa de mais nada! Diva!

MIRELLA

O Mirella é um batom semimatte com um tom de pêssego que funciona muito bem em todos os tons de pele. Ele dá aquele ar de bonequinha à maquiagem, fofo demais!

Tem vários tutoriais no canal inspirados na Selena, já viram?!

 

 

Fotos: @mayaraoliveiramakeup@claudiaguillenmakeup

  • Lembrando que TODOS os batons Pausa Para Feminices estão disponíveis pelo site da TBlogs e também estão nos Quiosques TBlogs do Shopping São Bernardo Plaza e Shopping West Plaza.

Qual batom dessa lista vocês mais gostam?

Manual dos Tipos de Delineado e Como Copiá-los

Como não amar um olhão lindo com um belo delineado? Esse traço faz toda a diferença na make, e pode deixar qualquer maquiagem mais elegante.

Preparei um manual completinho com 10 formatos e estilos de delineado pra gente copiar já. Vamos babar juntinhos nessas lindezas?

  • Gatinho Clássico

Vou abrir o post com o clássico delineado gatinho. Ele é atemporal, elegante e pode ser adaptado conforme o seu formato de olhos. O importante é encontrar um traço que se enquadre no desenho dos seus olhos e que seja compatível com sua personalidade.

Sempre recomendo que se faça esse delineado com um dos olhos abertos e com MUITA calma. Apoie o cotovelo em alguma mesa pra ter mais firmeza.

 

Cada pessoa encontra uma forma melhor de delinear os olhos. Experimente, treine e nunca desista! A gente só consegue o delineado perfeito treinando muito.

Separei alguns vídeos com diversas dicas pra quem quer alcançar o gatinho perfeito. Olha só:

  • Egípcio 

Esse formato é um espetáculo de lindo. E valoriza tanto os olhos! O delineado egípcio é bem próximo do gatinho clássico, mas o traço inclui o cantinho interno também. É a riqueza em forma de delineado.

Pra evitar que os olhos lacrimejem e o delineado borre, escolha uma versão em gel pra criar esse biquinho interno, ok? É a forma mais segura de se fazer.

Já ensinei esse formatinho em alguns tutoriais no canal do YouTube. Vamos conferir?

  • Esfumado

Esse é o esfumadinho mais discretinho da turma, perfeito pro dia a dia. Esse formato valoriza os cílios, dá aquela impressão que eles são mais cheios e escuros. Esse formato funciona bem em todos os tipos de olhos, sabiam?

Você pode recriar esse esfumado com um lápis bem macio ou com uma sombra. O importante é esfumar bem o traço com um pincel pontual. Você pode ainda puxar e fazer um gatinho nesse mesmo esquema, vai do seu gosto.

Tem tutorial ensinando essa técnica. Pode começar a treinar por esse estilo de delineado se você tem dificuldade com os outros tipos.

  • Invertido

O delineado invertido é tão incrível, minha gente! E ele valoriza tanto o olhar quanto a versão tradicional. Você pode brincar com as cores, com os detalhes do traço e com o formato. 

Lembre-se de preparar muito bem a pele na região das olheiras, pra que o seu delineado não craquele ou borre, ok?

  • Invertido Ombré

Esse formatinho bem fashionista foi febre na gringa no ano passado. Mas vamos combinar: esse delineador invertido ombré exige uma técnica muito apurada, né?

O traço é igual ao delineado normal, mas com a adição de um efeito ombré incrível. A palavra de ordem pra esse estilo é PACIÊNCIA kkkkk. Você faz o sinal da cruz enquanto recria o formato rsrs.

  • Duplo

Delineado duplo é um clássico no mundo da beauté. Ele te permite experimentar com o formato dos olhos, com o estilo do traço e com as cores. Ele já está com um pé no próximo estilo, o gráfico.

Você pode recriar esse estilo de diversas maneiras. Vale usar delineador em glitter, sombra como delineado, até mesmo batom líquido. Solte toda a criatividade, gata!

  • Gráfico

Existem diversos tipos de delineados que se enquadram na categoria do gráfico. Delineados coloridos, grossos, artísticos, duplos…Todos fazem parte dessa grande família.

Adoro delineados gráficos, eles são sempre carregados de arte e de personalidade. Se você curte make com pegada fashionista, essa é a sua praia.

  • Colorido

E que tal adicionar cor nesse delineado? É sempre bom sair da zona de conforto, certo? Esse tipo de detalhe pode dar toda uma aura diferente ao seu look. 

Escolha uma cor que caia bem com seus olhos e experimente usá-la como delineado. Tenho certeza que você vai amar.

  • Glitter

Outro clássico do mundo da maquiagem! Glitter deixa a vida mais leve e colorida, vamos combinar rsrs. E no delineado deixa o traço ainda mais encantador.

Vale recriar esse estilo de diversas formas, como com caneta delineadora com glitter ou depositando delicadamente sobre o traço já feito. Você escolhe! Eu demonstrei uma das formas de se fazer neste tutorial aqui:

  • Asa de Anjo

2017 foi o ano do delineado asa de anjo, e acredito que ele ainda irá reinar por muito tempo. Aqui no Brasil a moda pegou com força, e diversas maquiadoras divulgaram amplamente a técnica, como a Pri Lessa. Ela até ensinou essa técnica aqui no blog.

Como sei que essa técnica é um pouquinho mais difícil de reproduzir, decidi recriar o formato neste vídeo aqui:

Qual é o seu formato predileto? Querem que eu faça um vídeo explicando cada um desses delineados nos meus olhos? Conte aqui nos comentários ;)

Fotos: @prilessamakeup, @mayaraoliveiramakeup, @claudiaguillenmakeup, @miaumauve, @denitslava, @swetlanapetuhova, @beautypalmira