Paleta ADORO ROSÉS da quem disse, berenice?

A quem disse, berenice? não cansa de ganhar meu coração...Depois do sucesso da paleta Adoro Neutros – resenha aqui – eles lançaram a Adoro Rosés, olha que coisa mais rose gold linda do amor:

A paleta vem nessa embalagem lata ouro rosa similar as Nakeds. Ela conta com doze cores coringas com diferentes efeitos: mate, acetinado e metálico. E também com um pincel duplo ótimo que tem um lado fofinho de esfumar e outro reto para aplicar sombra.

A combinação de cores pra mim é a mais perfeita de TODAS. Tem do bege ao preto, passando por várias nuances de marrom quente e frio, e os tons do momento puxados para o rosa e vinho, além de brilhantes cristalinas e rose gold, é o tipo de paleta que consigo FAZER TODAS AS MAKES.

Sério, sabe quando você precisa escolher uma única paleta pra viajar? Eu tranquilamente escolho essa. MINHA FAVORITA NACIONAL LANÇADA ATÉ HOJE, e uma das favoritas REAL, mesmo considerando as importadas. QUE ESCOLHA BEM FEITA! Parabéns pra equipe de desenvolvimento.

As sombras eu senti que mudaram um pouco a qualidade, eu sempre pontuei que apesar de amar as sombras da quem disse (afinal até coleção com eles eu já fiz, lembram?) elas eram mais secas que as gringas, porém nesse lançamento rolou um belo upgrade, as sombras estão mais macias e as brilhantes pigmentam com certa cremosidade no toque. Pra mim hoje não perdem mais para as importadas. Esfarela um pouco? Sim, mas no mesmo nível da Anastasia por exemplo. Nada que prejudique na hora de fazer a make!

Abaixo fiz os swatches SEM PRIMER:

Fiz essa make usando só a paleta + lápis preto:

Estou apaixonada pela nova paleta da @quemdisseberenice com tons de rosé! Em breve resenha no blog :)

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Vocês curtiram? Ah, e aproveitem pra ver o tutorial que fiz só com a Adoro Neutros.

Querem também tutorial com a Adoro Rosés?

Tutorial – BANDEIRA DO BRASIL – a minha maquiagem mais curtida da história

Inspirada pela talentosa @sandygmsmakeup resolvi fazer a maquiagem da bandeira do Brasil, o resultado foi esse abaixo. Postei no meu Instagram – @brutavaresppf – e fiquei surpresa com a quantidade de likes, comentários e reposts, sério, toda hora alguém dá repost nessa make. APENAS MUITO OBRIGADA MESMO! Vocês são demais.

Assim que vi a repercussão resolvi gravar o tutorial, porém em vídeo FOI MEGA DIFÍCIL, quando eu gravo o meu ”espelho” é o próprio pequeno visor da câmera virado pra mim, e a cada movimento o desfoque acontece ou eu simplesmente sumo da tela porque gravo em macro, dessa forma vocês conseguem ver TODOS OS DETALHES, e amo gravar assim, é meu diferencial e sei que ajuda MUITA GENTE a ver de fato cada mínimo movimento.

Pra essa make, que é muito diferente de tudo que já fiz, o visor da tela não foi suficiente, tive que GRUDAR meus olhos em um espelho daqueles que ampliam, sabe? E por isso gravar o tutorial em vídeo foi impossível…Masssss lembrei do nosso FAMOSO fotutorial, e pensei: será que em foto consigo? E CONSEGUI! Achei que o passo a passo ficou bem completo, creio que vocês irão até se surpreender com a forma prática que criei os detalhes dessa make. Vem comigo!

PASSO A PASSO – MAKE COPA!

Começo a make com sobrancelha arrumada, corretivo abaixo da sobrancelha e corretivo e pó em todo o contorno do olho.

Na sequência pego um batom verde – Mistletoe do Jeffree Star – e aplico em toda a pálpebra. Eu não encontrei nenhuma sombra verde desse tom (acredita?) por isso fui de batom mesmo.

Esfumei tudo com pincel fofinho até chegar perto da sobrancelha, lembrando de tirar a pressão do pincel conforme subo e levo pra fora para deixar o tom cada vez mais apagado. Só de controlar a pressão você já cria esse degradê de cores. O corretivo abaixo da sobrancelha é essencial também, isso porque o verde quando se encontra com ele se torna mais claro automaticamente.

Pego agora uma sombra opaca verde bem escura – Paleta Mega Pro Palete 2 da LORAC…

...e esfumo em todo o contorno do globo ocular exatamente onde afunda o pincel, do canto interno até o externo. Mantendo esse verde escuro dentro do verde mais claro. Cuide para as transições ficarem bem bonitas, se necessário volte para o pincel fofinho que tem aquele ”resto” de batom verde nas cerdas e esfume o encontro das cores para deixar tudo misturado.

Agora vem a parte legal e criativa! Uso o batom do Jeffree como carimbo para criar a parte amarela da make, coloco corretivo amarelo na tampa e carimbo bem no centro dos olhos. Assim:

Não deixo a bola ficar ”completa”, perto da raíz dos cílios a bola acaba ficando apenas esse semi círculo. Esse ”carimbo” improvisado facilita MUITOOOO, porém podem ver que não fica certinho, né? Então eu venho com um pincel chanfrado (pode ser qualquer pincel bem fininho) e arrumo os cantinhos:

Mas não precisa arrumar muitoooo, sabe? Isso porque a gente vai voltar a esfumar esse contorno em breve.

Pego agora uma sombra amarela dourada na mesma paleta da Lorac, eu evitei usar sombra opaca porque eu acho mais difícil de grudar sombra opaca por cima de corretivo, mas isso vai de gosto mesmo….

Aplico em todo semi círculo, pode ver que o dourado chegou a invadir um pouco do verde, mas não tem problema. Vai na fé rsrs!

Volto para a sombra verde escura, agora com um pincel pontudinho…

E reforço todo o contorno desse amarelo dourado.

Mais uma vez improviso um carimbo com um batom líquido, porém esse agora precisa ser pequeno. Usei a tampa do batom líquido da Kat Von D e o batom Syrena da linha Sereismo T.Blogs.

Carimbo bem no meio do amarelo, também deixando o fim do círculo reto, encostando na base dos cílios.

Por cima apliquei uma sombra azul cintilante da mesma paleta da LORAC, e temos a nossa bandeira quase pronta!

Vou agora pra parte de baixo, começando com lápis clarinho na linha d`água, usei o High Brow da Benefit.

Levo o mesmo batom rente aos cílios inferiores…

Na sequência esfumado levando pra fora até encontrar com a parte de cima.

Pego a sombra verde escura…

E esfumo de leve BEMMM rente aos cílios inferiores do meio pra fora, deixando esse verde escuro dentro do verde mais claro e encontrando no canto externo com o verde escuro da parte superior do olho.

No cantinho interno ilumino com sombra bege clarinha.

Volto pra parte de cima da make e completo a bandeira fazendo faixa branca e as ”estrelas”, faço só uns pontinhos, lembrando de deixar apenas um pontinho em cima e alguns embaixo. Usei o delineador branco da NYX.

Coloco os cílios postiços – do Helder Marucci modelo Kourt – e rente aos cílios passo um pouquinho de preto pra esconder a colinha, mas quase nadaaaa mesmo.

Na pele usei a base Pausa para Feminices 2,5, BT Powder bananinha (lança ainda este ano), corretivo BT20 da linha Bruna Tavares, BT Glow Gold (só um tiquinho) e blush Gingerly da MAC.

Nos lábios usei o batom Samara da linha Bruna Tavares. Combinei a cor do batom com a do blush pra deixar tudo neutro e focar a atenção na makes nos olhos.

As unhas da foto são postiças, é o modelo tamanho médio na cor Follow Me da Kiss NY, ele é lançamento da linha matte. Bem bonito fica, né?

É isso, espero que vocês tenham gostado! Eu amei fazer essa make, a nossa bandeira é muito linda!

  • Agora me conta: QUER MAIS FOTOTUTORIAL POR AQUI DE MAKES ARTÍSTICAS DIFERENTONAS? Fazer esse passo a passo me deu uma nostalgia…E uma vontade de voltar a fazer mais!

E SE PUDER COMPARTILHE O LINK DESSE TUTORIAL COM A GALERA! =) Obrigada desde já!

Entrevista Exclusiva com a Maquiadora de Hollywood Marietta Carter-Narcisse

“Nathy, a maquiadora de Hollywwod Marietta Carter-Narcisse virá ao Brasil para uma Masterclass da Avon. Posso contar com a sua presença?”. Foi assim que a assessora da Avon, e minha amiga, conseguiu conquistar minha atenção no começo da semana.

Optei por uma maquiagem delicada no dia do evento. Natural, como nós vemos nas telonas do cinema. E assim me dirigi até o hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. Desde que recebi o convite da Avon, eu já sentia que seria uma entrevista especial. Ao atravessar os amplos salões do prédio pude perceber essa sensação se intensificar.

Adentrei na sala Minas Gerais, onde Marietta Carter-Narcisse me esperava para a entrevista. Ela se vestia de maneira sóbria, mas não menos fashionista como é de se esperar de alguém que convive com tantos artistas. E logo no início da nossa conversa pude notar que a artista tinha uma linguagem corporal extremamente humilde e receptiva. 

Marietta parece aquela tia gentil e cheia de histórias que todos nós temos. A diferença é que as histórias de Marietta envolvem Hollywood, atores e atrizes famosas e décadas de conhecimento profundo em maquiagem.

Basta uma rápida pesquisa na internet e no IMDB para descobrir que a maquiadora acumula produções de peso no currículo como Malcom X, Ghost- Do Outro Lado da Vida e Tina. Ela maquiou artistas como Samuel L. Jackson, Tina Turner, Whoopi Goldberg, Denzel Washington, Whitney Houston, Cindy Crowford e Janet Jackson. Sem contar que ela já foi nomeada ao Emmy.

Apesar dos gestos suaves e gentis, do sorriso fácil e da simpatia, Marietta mostrava claros sinais de ser uma mulher forte e workaholic. “Você precisa dar o seu melhor a todo momento, como se a todo tempo estivesse alguém te assistindo. Isso me garantiu tantas oportunidades de trabalho“, ela comentou diversas vezes.

E era natural se esperar isso da primeira maquiadora negra votante – e a única – por 20 anos na Academia do Oscar. 

Assim que sentei para entrevistá-la, pude notar que ela usava as cores da bandeira brasileira nas unhas. Elogiei e ela respondeu, “estou representando vocês. Quando viajo a um lugar não quero ser turista, quero viver no meio daquele povo. E vocês amam tanto o futebol!”.

Marietta nasceu em Barbados, pequena ilha caribenha que importou a Rihanna, como ela mesma comentou rindo. A família se mudou aos Estados Unidos ainda no começo da adolescência, e lá ela começou a costurar e mexer com roupas por hobby. “Eu não poderia imaginar que um hobby se tornaria meu trabalho!”, confessou a artista.

A maquiadora começou trabalhando como consultora de moda da cantora Natalie Cole. Durante um dia de folga, Marietta foi ao cinema e, ao ver os créditos subindo no telão, decidiu que queria ver seu nome rolando ao final de um filme também.

“Naquela época não tinha Google, então eu abri o guia e pesquisei por escolas de maquiagem. Eu vi um anúncio grande do instituto Joe Blasco’s Makeup School. Eu não tinha dinheiro na época para pagar o que a escola pedia, então eu optei por outra instituição, a Elegance International Makeup Academy“, explicou Marietta com a voz suave, como se realmente estivesse falando com uma sobrinha.

E a maquiadora continuou carregando o gosto pelo lado acadêmico pelo resto da vida. Em diversos momentos da nossa entrevista ela aconselhou que quem quer seguir na indústria do cinema nunca deve parar de estudar. Que o bom maquiador deve se reciclar, e sempre procurar novos cursos para se especializar ainda mais.

No começo da carreira, Marietta trabalhou maquiando noivas. Mas as portas de Hollywood começaram a abrir quando ela passou a maquiar para filmes feitos por alunos de cinema. 

Antes de me dirigir a entrevista vi e revi o perfil do IMDB da artista diversas vezes. E eu sempre me pegava questionando o porquê ter um hiato de trabalhos no cinema ao começo dos anos 2000 até o começo da década atual.

Não precisei perguntar para que Marietta explicasse de maneira categórica, “eu passava cerca de 12 a 14 horas nos sets de filmagem. Quando meu filho nasceu, eu não queria que ele não tivesse a presença da mãe, que fosse criado somente pela babá. Eu sempre imaginava como seria para o meu filho se ele estivesse na apresentação do teatro e não visse a mãe na platéia. Eu não queria que ele passasse por isso”, contou a artista para uma platéia cheia de maquiadores que acompanhavam a masterclass.

Não sei se Marietta tinha noção de como esse assunto é delicado no Brasil, mas eu pude notar que a atmosfera da sala Minas Gerais do hotel ficou um pouco mais densa naquele momento. “Nunca se sintam culpados por decidirem largar a carreira para ser mãe. Ou pai. A infância do seu filho acontecerá apenas uma vez, não perca a oportunidade de poder acompanhar tudo isso de perto”, completou.

Apesar da fala mansa mesmo em momentos delicados, Marietta demonstrou mais uma vez uma das características mais fortes de sua personalidade, que é a adaptação. Durante os anos em que ela se manteve fora dos sets de filmagens, a artista se dedicou intensamente a ensinar outros jovens a criarem as belezas que vemos na sétima arte.

Marietta é uma forte defensora de que a indústria do cinema precisa de mais mulheres, e de mais maquiadoras nos sets de cinema. “Até os anos 70 não existiam mulheres fazendo maquiagem no cinema. Só os homens eram indicados para a categoria. E até hoje existem tão poucas. Eu busco ao redor do mundo novos talentos, para que outras mulheres tenham oportunidade”

E se tem uma coisa que a maquiadora é categórica, é que o mundo da beleza precisa de padrões mais realistas. “Eu gosto de pele com aspecto de pele real. Você também gosta?”, ela me perguntou. Acenei com a cabeça afirmando que sim, e ela continuou, “eu vejo algumas tendências no Instagram e fico assustada. Aquela maquiagem pode até ficar bonita na foto, mas a pessoa não vai andar carregando uma ring light para todos os lados, né?”.

Durante a Masterclass que ela ministrou para diversos maquiadores, ela não escondeu nenhum truque que usa nas telonas. Marietta demonstrou na prática que precisamos adicionar cores no rosto para conseguir neutralizar e equilibrar aspectos da nossa pele. “Se a pele parece acinzentada, adicione mais pigmento vermelho puro. As pessoas acham que só a pele negra fica acinzentada, mas as peles claras também ficam”, explicou.

Mas se a platéia da Masterclass estava tímida naquela tarde quente do inverno brasileiro, Marietta não estava. Ela instigou a todos a perguntarem mais coisas, a questionarem mais. Até que uma mão se levantou e uma jovem maquiadora perguntou, “o que você faz com a iluminação do filme? Você pede para as luzes do camarim serem iguais ao do set?”. “Excelente pergunta”, pensei enquanto me ajeitava na minha cadeira.

Marietta repetiu as palavas do meu pensamento em voz alta. E assim como a tia gentil que ela sempre se mostrou, ela explicou que todo maquiador deve se tornar o melhor amigo do cinegrafista. Que é essencial conversar com a equipe para manter as luzes do camarim e do set de filmagens o mais iguais possíveis, para que não acontecesse nenhum tipo de surpresa na hora das gravações.

Durante as horas de entrevista e masterclass pude entender o porquê Marietta me lembrava o perfil da tia querida que todos nós temos. Como ela mesma diz, “atores são seres temperamentais. Para um maquiador é mais importante entender o clima da sua sala do que saber técnica”, ela até parou a maquiagem que estava fazendo, levantou o indicador e continuou explicando, como boa professora que é.

“A técnica é importante sim, mas você como maquiador é um companheiro, um confidente do seu cliente. Você precisa ler aquela situação e saber o que seu modelo precisa no momento. Não adianta ter muita experiência e não entender isso. Se você não souber lidar com o temperamento do cliente, no próximo dia você estará na rua”, finalizou de forma precisa, mas sem perder o tom macio da voz.

Ao fim da masterclass, fui me misturando no meio de tantas pessoas que queriam tirar fotos com Marietta. Pedi um registro com ela, a maquiadora me abraçou e sorriu, dizendo que foi um prazer me conhecer. A gentileza era tanta que Marietta parecia ter convivido com brasileiros há muitos anos. Pelo menos as unhas e a torcida pela seleção pareciam confirmar essa minha hipótese.

Quero deixar um agradecimento especial a toda equipe da Avon que promoveu o encontro com a Marietta Carter-Narcisse. Também quero deixar o meu muito obrigada para a Marietta, por toda a atenção e paciência que ela teve ao longo da entrevista. E o meus sinceros agradecimentos a Bruna e a todos os leitores do Pausa, que permitem que eu tenha essas oportunidades na minha carreira ♥