Cabelos cacheados – Qual seu tipo, dicas e cuidados

Por Gleici Duarte

Oi, suas lindas!

Descobri um mundo novo quando comecei a abandonar a selante nos fios. Bom, de forma bem resumida, senti saudade da saúde do cabelo e das minhas ondas naturais, e na busca dessa transformação, conheci grupos e fóruns no Facebook especialistas em ondas e cachos.

Foi lá que descobri que cabelos possuíam classificações definidas de acordo com a intensidade e forma dos cachos e também foi nesses grupos que conheci técnicas para manter a saúde e forma das ondas, como No e Low Poo, formas de pentear, cuidados especiais para cachos, e outros, mas esses são assuntos para próximos posts.

cabelos1

Vejam exemplos de cabelos:

cabelos2

  • 1 – Cabelo liso, tende a não ser muito grosso e é necessário dosar finalizadores para não pesarem os fios.
  • 2A – São mais finos e mais fáceis de modelar. É como um cabelo liso amassado e moldado.
  • 2B – É um cabelo mais rebelde, que tende a ter mais frizz. São ondas mais fechadas e definidas. Cremes sem enxágue podem ajudar com o frizz.
  • 2C – Ele tem mais volume do que os tipos acima e as ondas quase formam cachos. Possui uma raiz mais lisa e as pontas mais onduladas. Modeladores e pomadas ajudam a dar mais forma às ondas e ativar cachos largos.

cabelos3

  • 3A – Cachos mais abertos e definidos. Dá pra abusar dos modeladores pois os cachos não tendem a perder a forma facilmente.
  • 3B – Cachinhos menores e com mais definição e, consequentemente, cabelo mais volumoso. A partir desse tipo cabelo, as pontas tendem a ficar mais secas porque a oleosidade natural do couro cabeludo não chega às pontas. A dica é usar bastante óleos finalizadores, cremes para pentear e umectações com óleos vegetais.
  • 3C – Um fio bem mais grosso e quase crespo. Esse tipo de cabelo precisa de muitos cuidados para manter a forma quando seco, como cremes, óleos finalizadores. Não se esqueça das umectações com óleos vegetais.
  • 4A – Já é considerado um cabelo crespo, com uma textura mais grossa e opaca. Use e abuse de finalizadores e hidratações para manter o cabelo com brilho. A mecha do cabelo puxada fica com um formato de “S”.

cabelos4

  • 4B – A mecha do cabelo quando puxada fica com um formato de “Z”, bem definido e denso. Pomadas, cremes, finalizadores e outros são seus melhores amigos para manter a forma. O corte certo é fundamental para uma modelagem bacana.
  • 4C – Os cachos são tão densos e pequenos que ficam sem definição. Use óleos para oferecer proteção às pontas junto aos outros cuidados citados acima. Ah, cabelos crespos tendem a nascer mais atenuados, favorecendo o volume e modelo.

E aí? Já seguia alguma das dicas acima? Tem mais algo pra comentar aqui pra gente?
Espero que tenham gostado!

Gleici Duarte

Meu blog: http://www.desocupadaeamae.com.br/
Meu Canal: http://www.youtube.com/user/gleiciduarte
Grupo de ruivas no facebook: https://www.facebook.com/groups/amoracobreado/

 Um abraço e até breve!